Fibra

Início > Telemóveis > Portugal: vendas de smartphones e tablets ultrapassarão os 500 milhões

Portugal: vendas de smartphones e tablets ultrapassarão os 500 milhões

terça, 26 fevereiro 2013 11:35

Portugal: valor das vendas de smartphones e tablets ultrapassarão os 500 milhõesAs vendas de smartphones e tablets vão ultrapassar os 500 milhões de euros em Portugal em 2013, revelam as previsões da IDC, empresa da área de market intelligence e da consultoria em tecnologias de informação, para o mercado português.


A IDC prevê uma redução de 1,6 por cento na despesa em tecnologias de informação (TI) em Portugal. A diminuição vai ser mais acentuada em hardware (menos 2,3 por cento), no software (menos 2,9 por cento) e nos serviços (menos 0,1 por cento).

A resposta à crise e a crescente internacionalização das empresas. Diz a IDC: "com a redução da despesa em TI, a indústria portuguesa tem vindo a adotar estratégias que contemplam a entrada noutros mercados, nomeadamente nos países de expressão portuguesa, que possibilitam às empresas aproveitar o crescimento da despesa nos países emergentes. As previsões da IDC Portugal apontam para que este movimento de expansão continue e que venha a contemplar novos mercados – Ásia, Médio Oriente e Europa de Leste".

Cerca de 68 por cento das empresas de TI indica a internacionalização como um dos fatores críticos para o crescimento.

Previsões IDC 2013 para Portugal.

 

1. O cenário económico afeta despesa TI no território nacional, mercado de TI irá contrair 1,6% em 2013.
2. A internacionalização é a resposta para a crise do setor. Cerca de 68% das empresas de TI indica a internacionalização como um dos fatores críticos para o crescimento.
3. Os equipamentos móveis já são dominantes. As vendas de smartphones e tablets vão ultrapassar 500 milhões de euros em Portugal.
4. A transformação do centro de dados continua: mais de 2/3 das organizações Portuguesas irá consolidar os seus centros de dados.
5. As organizações nacionais estão a adotar serviços de cloud computing. Em 2013, mais de 35% das organizações estarão a utilizar serviços na cloud.
6. As tecnologias de consumo estão a invadir as empresas nacionais: em 2013 mais de 50% dos executivos das médias e grandes organizações em Portugal vão utilizar um tablet para acesso à informação corporativa.
7. As empresas nacionais estão preocupadas com continuidade do negócio. Mais de 50% das grandes organizações indicou a continuidade de negócio como prioridade para 2013.
8. Transformação inteligente da economia: a IDC prevê para 2013 um crescimento a dois dígitos nas soluções de M2M, Edifícios Inteligentes, Veículos Conectados entre outras soluções inteligente em Portugal.
9. Redes sociais no radar das organizações: em 2013, 50% das médias e grandes organizações em Portugal terão presença nas redes sociais.
10. Analítica de negócio permanece como prioridade: a informação digital continuará a duplicar a cada dois anos.

Fonte: Inforpress

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial