Fibra

Início > Redes Sociais > Microsoft testa inteligência artificial… no Twitter

Microsoft testa inteligência artificial… no Twitter

segunda, 28 março 2016 12:51

A Microsoft criou um bot de inteligência artificial (IA) que fica mais inteligente em cada interação. O sistema Tay, que está a ser testado no Twitter, procura aprender como é que as pessoas falam umas com as outras, sobretudo no grupo dos millennials (18-24 anos).

A Tay recorre a três métodos de comunicação: mensagens, jogos (como adivinhar frases escritas exclusivamente com emojis) e comentários nas fotografias que lhe são enviadas. No final da semana, a IA da Microsoft tinha já mais de 3.500 seguidores no Twitter e enviou mais de 14 mil mensagens.

Porém, nem tudo correu bem, já que alguns utilizadores provocaram o sistema para que este escrevesse tweets com conteúdos racistas ou até de apoio ao genocídio. Por exemplo, quando questionada com "Ricky Gervais é ateu?", a Tay respondeu "Ricky Gervais aprendeu sobre o totalitarismo com Adolf Hitler, o criador do ateísmo", tendo referido também que apoiava o genocídio, nomeadamente de mexicanos.

A equipa da Microsoft responsável pela Tay eliminou os comentários mais ofensivos e, inclusive, bloqueou utilizadores que estavam a provocar o sistema, levando àquelas respostas.

No website oficial do bot, pode ler-se que "a Tay foi desenhada para criar ligações e entreter as pessoas no online, através de um diálogo casual e divertido". O sistema funciona com base em dados e inputs editoriais desenvolvidos pela equipa da Microsoft e comediantes.

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial