Fibra

Início > Opinião > Novos desafios da proteção de dados

Novos desafios da proteção de dados

quinta, 04 abril 2013 12:10   Beatriz Cabrera, Iberia sales director CA Technologies

Novos desafios da proteção de dados"As empresas podem aproveitar este momento para centralizar a sua plataforma de gestão de dados, aumentando os níveis de serviço e SLAs associados ao Datacenter e garantindo reduções significativas na complexidade dos sistemas e permitindo aos administradores de sistemas uma visão centralizada de toda a plataforma tecnológica".

 


É o que preconiza Beatriz Cabrera, Iberia sales director d CA Technologies num artigo de opinião para o Fibra.

"A revolução que as tecnologias no local de trabalho conheceram ao longo dos últimos anos criou uma série de novos desafios relativamente à capacidade de proteger o bem mais precioso das organizações: a sua informação. Com o advento da Cloud e o crescimento dos ambientes de trabalho virtualizados, as empresas passaram a gerar informação numa miríade de formatos e plataformas distintas, terminando com a tradicional centralização de conteúdos num único Datacenter.

Actualmente, as empresas podem optar por cenários híbridos relativamente ao alojamento e segurança dos seus dados, optando por soluções baseadas na Cloud, em disco ou tape, Datacenter ou eventuais sistemas locais de armazenamento. Se a esta panóplia de formatos juntarmos a recente tendência de BYOD (Bring Your Own Device), concluímos que a gestão e segurança de dados começa a parecer uma tarefa dantesca. No entanto, este cenário complexo pode inclusivamente representar uma oportunidade para as organizações optimizarem os seus recursos ao nível do armazenamento de dados, criando políticas comuns de proteção de dados e estratégias de disaster recovery que abranjam a informação disponível em toda a periferia da organização.

As empresas podem aproveitar este momento para centralizar a sua plataforma de gestão de dados, aumentando os níveis de serviço e SLAs associados ao Datacenter e garantindo reduções significativas na complexidade dos sistemas e permitindo aos administradores de sistemas uma visão centralizada de toda a plataforma tecnológica. Independentemente das soluções adotadas por uma empresa ao nível da virtualização (como VMware, Hyper-V, Citrix, etc) ou armazenamento de dados (Exchange, SQL, SharePoint, etc) deverão existir ferramentas de pesquisa e proteção de dados que lidem com toda a plataforma tecnológica de forma integrada e transparente. Só assim os utilizadores poderão obter ganhos de produtividade quando necessitam fazer uma pesquisa de dados em diversas aplicações ou sistemas, ou quando procuram recuperar informação perdida no menor tempo possível, por forma a não comprometer a operação da companhia".

*Artigo escrito segundo as regras anteriores ao atual acordo ortográfico.

Beatriz Cabrera
Iberia Sales Director da CA Technologies

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial