Fibra

Início > Opinião > Cloud e BPM: o melhor de dois mundos

Cloud e BPM: o melhor de dois mundos

terça, 05 março 2013 12:10   Lia Ribeiro, consultora da Mind Source

Cloud e BPM: o melhor de dois mundos"A tendência é a oferta da opção Cloud por parte de fornecedores de plataformas BPM, uma vez que este pode ser um fator diferencial no mercado, juntando o melhor de dois mundos. Demonstrando que a Cloud é um mecanismo eficaz que permite a disponibilização mundial de processos de negócio, até para pequenas empresas". Assim defende a consultora da Mind Source Lia Ribeiro, num artigo para o Fibra.

 

 "Segundo a Gartner Inc, cerca de 40% das empresas que utilizam BPM usam em cerca de 10% Cloud Computing para suporte de processos. Sendo, por isso, legítimo afirmar que projetos de BPM desenvolvidos para a Cloud se encontram em clara ascensão. Com os fornecedores a aumentarem as suas ofertas de software disponíveis através da cloud pública, as empresas tentam tirar partido de todos os benefícios que daí advêm, o que faz com que num futuro próximo esta venha a ser uma realidade. Mas combinar a gestão de processos e Cloud Computing pode criar alguns desafios que devem ser postos em causa antes de iniciar tais projetos.

É comum a utilização de BPM PaaS em projetos piloto, assim como na fase de implementação e testes, com o objetivo de evitar despesas adicionais em software e hardware. A abordagem pode ser utilizada para criar aplicações baseadas em processos ou, mesmo, para processos organizacionais que não tenham sido automatizados no passado.

Os projetos implementados em BPM Paas providenciam um menor investimento de capitais e representam uma solução imediata para muitas empresas, como pequenas e médias empresas, que não têm grande capacidade financeira para investir neste tipo de tecnologia.

No entanto, a solução para uma determinada empresa pode não passar pela integração de processos na Cloud, dependendo dos requisitos necessários para o negócio. É recomendável determinar quais são os requisitos de performance e compará-los com os custos e benefícios como em qualquer outra solução. Em termos de performance pode mesmo existir uma certa latência na rede com o BPM PaaS na Cloud. Torna-se assim de extrema importância a monitorização regular dos tempos de resposta dos serviços, com o intuito de resolver este tipo de problemas atempadamente. 

Do ponto de vista da procura por parte de possíveis clientes, o crescimento deste tipo de processos de negócio tornados públicos aumenta a disponibilidade de BPM PaaS e aumenta a necessidade de existência das plataformas cloud-enabled BPM. É comum a utilização por parte de organizações de plataformas cloud-enabled (BPM CEAPs) para manter centros de processos de negócio partilhados nas suas próprias Clouds. Esta tendência é incentivada pelo desejo de consolidar e padronizar os processos de negócio, por forma a reduzir os custos mas também para um melhor controlo e gestão do trabalho das organizações.

Um estudo realizado pela Gartner em 2010 demostra ainda que 13% das empresas que utilizam tecnologia BPM consideram que as plataformas BPM PaaS/BPM CEAPs se encontram no top 5 das tecnologias BPM sendo críticas para o sucesso dos projetos BPM dentro da organização. Estas conclusões são consistentes com outros relatórios encontrados que mostram que principalmente nos continentes da América Latina e Ásia existe um investimento substancial no que se refere a Clouds públicas e privadas.

A tendência é a oferta da opção Cloud por parte de fornecedores de plataformas BPM, uma vez que este pode ser um fator diferencial no mercado, juntando o melhor de dois mundos. Demonstrando que a Cloud é um mecanismo eficaz que permite a disponibilização mundial de processos de negócio, até para pequenas empresas".

"Many business process improvement (BPI) leaders are looking to understand how cloud services and cloud platforms can help them improve business processes within their organizations, as well as inter enterprise processes that touch partners, suppliers and customers" -
Michele Cantara, vice-presidente e investigadora da Gartner em "The State of the BPM Platform Cloud Market 2011

Artigo elaborado por Lia Ribeiro, consultora da Mind Source.

Fonte: Fibra

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial