Fibra

Início > Opinião > Serviços na cloud: materialização das vantagens

Serviços na cloud: materialização das vantagens

segunda, 14 janeiro 2013 12:18   Pedro Vaz Paulo, CEO da Gatewit
Serviços na cloud: materialização das vantagensO tema do cloud computing tem sido amplamente referido como sendo uma das principais tendências do mercado de TI, apontado como o futuro, e os números têm vindo a comprovar isso mesmo a nível global. Para as empresas que operam neste mercado e sobretudo no modelo PaaS (cloud Platform as a Service), este é um dado adquirido. 

Mas é necessário que as empresas consumidoras de serviços de TI apreendam as vantagens de estes mesmos serviços serem disponibilizados na cloud, para que tanto o mercado, como para que os serviços prestados sejam mais dinâmicos e constantemente evolutivos. Necessitamos de materializar as vantagens de desmaterializar serviços. 

Se considerarmos que uma das principais questões atualmente passa pela redução de custos, podermos dizer que uma das principais vantagens passa pela disponibilização de serviços mais competitivos aos clientes, uma vez que a cloud permite evitar investimentos em hardware. E permite, ao mesmo tempo um time to market menor, disponibilizando aos clientes os serviços de uma forma mais rápida ou assegurando uma elevada taxa disponibilidade dos serviços, sem interrupções provocadas por avarias ou problemas em equipamentos físicos. 

A escalabilidade, ou expansibilidade, é também fundamental. Dando o exemplo da Gatewit, é fundamental que uma plataforma de procurement ou de leilões electrónicos seja capaz de responder face a uma utilização massiva e localizada no tempo. Alojar os serviços na cloud permite rapidamente ajustar a capacidade dos sistemas, o que proporciona uma maior flexibilidade das soluções e serviços. 

Sendo que um dos principais desafios que se levanta ao tecido empresarial é a eficiência, estas questões são absolutamente fundamentais, apesar de representarem um investimento e esforço relativamente baixo.  

Pedro Vaz Paulo
CEO da Gatewit 
Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial