Fibra

Início > Opinião > Romper com as convenções

Romper com as convenções

terça, 04 janeiro 2011 18:31   Francisco Ramos Chaves

Francisco Ramos ChavesA partir das 00h do passado dia 21 de Outubro, os novos Windows Phone 7 passaram a estar disponíveis no nosso País através dos operadores móveis nacionais e em lojas selecionadas.


Um novo e arrojado conceito a pensar no utilizador

O Windows Phone 7 foi concebido para proporcionar ao utilizador uma experiência móvel simples, reunindo aquilo que ele mais necessita e ajudando-o a cumprir as suas tarefas de forma mais rápida. Rompe com a convenção dos actuais smartphones, normalmente baseados num conceito de “coleção de aplicações” nas quais o utilizador tem de entrar para efectuar uma tarefa, sair e voltar a entrar noutra para efectuar outra tarefa – se quero tirar uma fotografia tenho de invocar a aplicação da Câmara, se quero fazer uma chamada vou aos Contactos, se quiser ir às redes sociais invoco o Facebook ou Live, etc…

O Windows Phone 7 apresenta um conceito diferente, optimizado para a utilização, que ajuda o utilizador a localizar e manipular rapidamente a informação, os serviços da cloud e também as aplicações, recorrendo a novos elementos, como os Live Tiles e Hubs.

Para proporcionar uma experiência pessoal única, o Windows Phone 7 apresenta um ecrã inicial, Start, personalizável através de uns “botões” quadrados de informação dinâmica (designados Live Tiles), o qual pode ser configurado pelo utilizador em função dos seus gostos e preferências. Os Live Tiles podem apontar para uma grande variedade de entidades que estão no telefone (contactos favoritos, apontamentos, músicas, web sites, aplicações, etc) e são actualizados automaticamente consoante a evolução do conteúdo para o qual apontam. Por exemplo, um Live Tile para o e-mail irá indicar o número de mensagens não lidas desde a última vez que acedeu aquela conta de e-mail, o Live Tile para o Marketplace avisará de que há updates das suas aplicações disponíveis.

Os Hubs são “centros de informação” que agregam a informação relativa ao tema a que se referem. Existem 6 Hubs de origem (People, Music+Videos, Pictures, Games, Office, Marketplace), podendo os Operadores Móveis e os Fabricantes adicionar os seus próprios Hubs. No People Hub, por exemplo, encontro toda a informação sobre os meus contactos mas também as actividades mais recentes desses contactos nas redes sociais Live e Facebook, com possibilidade de as comentar.

Os novos telefones distinguem-se também pelo seu design exclusivo, bem como pelas experiências integradas da Microsoft, tais como o Windows Live, Office, Xbox LIVE, Bing, Zune, entre outras.

O serviço Windows Live ajuda o utilizador a gerir as suas fotografias (com espaço de armazenamento na cloud de 25GB através do SkyDrive), o calendário, agenda, email, Office, e muito mais, incluindo a possibilidade de utilizar o Find My Phone, um serviço gratuito de localização do telefone.

O novo Office Mobile 2010, que vem integrado no Windows Phone 7, proporciona uma experiência de e-mail idêntica à do PC, complementada pela possibilidade de visualizar, editar e partilhar documentos Word, Excel e Powerpoint bem como criar notas multimédia (texto, fotos, som) com o OneNote Mobile.

O Windows Phone 7 assinala ainda uma nova era nos jogos móveis, sendo o primeiro telefone a colocar nas mãos do utilizador o potencial da Xbox LIVE com uma respeitável oferta de títulos de premiados fabricantes. O Windows Phone 7 é ainda o primeiro a oferecer a experiência de música Zune num telefone. O utilizador pode ouvir a sua colecção de música, sincronizada através de wi-fi (ou com cabo) com o seu PC.

Os primeiros dispositivos comercializados no nosso país estarão, para já, à venda na versão inglesa. A versão localizada do Windows Phone 7 estará disponível no decorrer do próximo ano. 

Uma variedade de modelos, a mesma experiência

LG Maximo 7 (E900) da LGO LG Maximo 7 (E900) da LG, vem com sistema operativo Windows Phone 7, oferecendo ao utilizador uma excelente experiência multimédia. O ecrã de 3.8 polegadas permite-lhe visualizar com grande conforto os filmes em HD criados no seu telemóvel (720p).

Para mais informações:

http://www.lg.com/pt/telemoveis/modelos/LG-E900.jsp


Pontos de venda: através da Optimus e canal de retalho

HTC HD7 O HTC HD7 possui um écran S-LCS táctil com 4.3 polegadas e resolução WVGA, processador Qualcomm Snapdragon QSD8250 a 1 GHz, 8GB de capacidade de armazenamento interna (sem cartão de memória inserível), memória ROM de 512MB e uma câmara com 2592х1944 pixels, autofocus. Vem equipado com um sistema de som de alta fidelidade dolby mobile e SRS surround, apresentando filmes com qualidade cinematográfica e permite uma experiência de jogos  similar à de uma consola.


Para mais informações:
http://www.htc.com/europe/product/hd7/overview.html

Pontos de venda: canal de retalho.

HTC 7 Mozart O HTC 7 Mozart tem um ecrã LCD táctil de 3.7 polegadas e resolução WVGA, processador Qualcomm MSM8250 a 1GHz, 576MB de memória RAM, 8GB de espaço e uma câmara de 8MP, com várias funções avançadas de fotografia, flash Xenon e gravação de vídeo em alta-definição, a 720p.

Para mais informações:
http://www.htc.com/europe/product/7mozart/overview.html

Pontos de venda: através da Optimus.

HTC TrophyO HTC Trophy beneficia de uma navegação táctil facilitada e personalizável ao gosto do utilizador, através de um interface que permite a rápida actualização de todas as informações a que se pretende aceder num telemóvel inteligente: mensagens, actualizações de informação em redes sociais. Inclui também o HTC Hub.

Para mais informações:
http://www.htc.com/europe/product/7trophy/overview.html

Pontos de venda: através da Vodafone.

Samsung Omnia 7O Samsung Omnia 7 beneficia da aliança perfeita entre as funcionalidades profissionais e de entretenimento, possibilitando ao utilizador permanecer simultaneamente em diferentes interfaces. Com um design bastante inovador, o Samsung Omnia 7 distingue-se pelas experiências integradas do Windows Live, Office, e Redes Sociais. Entre outras características, este dispositivo inclui um ecrã SUPER AMOLED de 4’’, memória interna de 8GB, câmara fotográfica de 5 Mpx com autofocus e flash LED, Processador de 1GHz e Wi-Fi.

Para mais informações:
http://www.omnia7.samsungmobile.com/

Pontos de venda: através da TMN e no retalho

Autor: Francisco Ramos Chaves

Na Microsoft desde Julho de 2004, liderou a equipa da Microsoft Business Solutions. Em Agosto de 2007, foi designado para liderar a nova divisão dedicada à mobilidade - Mobile Communications Business.

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial