Fibra

Início > Opinião > Symbian - Um caso sério de sucesso

Symbian - Um caso sério de sucesso

quinta, 25 novembro 2010 16:54   Miguel Nuno Duarte Pedro

Miguel Nuno Duarte PedroO Symbian é o sistema operativo mais popular e bem sucedido no mercado dos smartphones. Suporta mais de 200 milhões de dispositivos existentes a nível mundial, bem como os 300 mil que são entregues diariamente aos nossos clientes.


Maduro por natureza, o Symbian é totalmente compatível com as normas da indústria de telecomunicações e com o enquadramento competitivo actual. Além disso, é um software escalável e possui uma grande flexibilidade, de modo a tirar partido das especificações de hardware mais exigentes, permitindo alargar as funcionalidades dos smartphones a segmentos de preço mais acessíveis.

Inovação constante

Estamos perante um sistema operativo que está continuamente em desenvolvimento e crescimento, de forma a fazer face às exigências dos consumidores. A comprová-lo, a comunidade Symbian anunciou, em Junho de 2010, cerca de 250 novas funcionalidades e características, entre as quais destacamos, por exemplo, a elevada capacidade de resposta, através de aceleradores gráficos; a interacção com um simples toque; o scrolling suave e o pinch zoom das fotos. Por outro lado, estas inovações incluem também a introdução de múltiplos ecrãs iniciais, que podem ser totalmente personalizados através de aplicações widgets. E como se isso não bastasse, o Symbian passou igualmente a permitir a gravação de vídeo com qualidade HD, assim como a reprodução de vídeo HD com Dolby Digital Plus, directamente num televisor de alta definição, por meio de ligação digital HDMI. E, não menos importante, é o facto de o Symbian apresentar a melhor experiência de sempre em termos de multi-processamento real de tarefas, incluindo a possibilidade de visualização de conteúdos em Flash.

A Nokia reafirmou o seu compromisso com a plataforma Symbian, através do lançamento de um amplo portefólio de smartphones, como o Nokia N8, o Nokia C6-01, o Nokia C7 e o Nokia E7. E as expectativas são elevadas: a Nokia espera vender cerca de 50 milhões de smartphones com a nova versão do sistema operativo Symbian!

Benefícios para os developers

O Symbian apresenta mais-valias inquestionáveis para os developers, pois o seu código de base é totalmente gratuito, possibilitando que qualquer pessoa possa utilizá-lo para desenvolver uma aplicação. Adicionalmente, mostra-se muito eficiente na gestão dos recursos de memória, processamento e consumo de energia. Não menos importante, é o facto do Symbian facultar a instalação de aplicações de entidades terceiras, afirmando-se igualmente como a plataforma mais estável e segura do mercado.

Por seu turno, a recente evolução da ferramenta de desenvolvimento de aplicações Qt, veio conferir maior eficácia e rapidez de evolução ao sistema operativo. O Qt assegura as funcionalidades das aplicações em versões futuras da plataforma e permite a realização - com maior frequência - de actualizações e melhorias destinadas aos dispositivos Nokia. Tirando partido desta oportunidade de crescimento contínuo, os developers podem encontrar, no Fórum Nokia, as ferramentas e o apoio necessários ao desenvolvimento de aplicações, que podem disponibilizar ao público através da Loja Ovi e de uma extensa base de smartphones Nokia compatíveis.

Com mais de 400 mil novos developers a criarem aplicações para a Loja Ovi no último ano - 92 dos quais com mais de 1 milhão de downloads registados - a Loja Ovi atingiu, em Novembro de 2010, o marco dos 3 milhões de downloads por dia!

Em suma, o Symbian - líder incontestado entre os sistemas operativos para smartphones - garante aos seus utilizadores uma experiência fantástica e divertida, e veio para ficar!

Miguel Nuno Duarte Pedro

Miguel Pedro é formado em Engª Electrotécnica & Computadores no I.S.T, com pós-graduações em E-Business, bem como em Gestão de Projectos, no I.S.E.G. Trabalhou na Siemens, como Software Development Engineer em projectos de cliente e base para plataformas EWSD. Passou pela Novis, como Gestor de Produtos de acesso directo, nomeadamente de serviços de Internet e ADSL. Está nos quadros da Nokia desde 2003, onde entrou como Business Development Manager, foi responsável pela gestão de Portfolio e Tecnologias, e actualmente exerce a função de Program Manager.

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial