Fibra

Início > Internet > Watson na cloud em janeiro

Watson na cloud em janeiro

terça, 05 novembro 2013 19:36

Watson na cloud em janeiroA IBM vai lançar no próximo mês de janeiro um serviço Watson na cloud, anunciou na terça-feira, em Las Vegas, Manoj Saxena, diretor-geral do projeto na empresa. O Watson é um computador que entrou para a história há dois anos, quando venceu um dos mais famosos "quiz show" dos EUA, o Jeopardy.

Desde então a sua tecnologia e serviços têm sido usados em sectores como a medicina, principalmente no tratamento do cancro. Agora, a ideia é colocar tudo isso à disposição de "milhões de utilizadores", afirmou Saxena na sessão inaugural do segundo dia da conferência Information on Demand, que a IBM organiza em Las Vegas até quinta-feira.


O diretor-geral do projeto Watson destacou ainda as potencialidades do uso do Watson no sector dos call centers, tendo dado alguns exemplos práticos. Uma curiosidade: na sua apresentação, e quando mostrava a forma como Watson "raciocinou" no Jeopardy, deu como exemplo uma pergunta sobre o aniversário da chegada de Vasco da Gama à Índia.


Saxena afirmou que são produzidos atualmente 2,5 quintiliões de bytes de informação todos os dias e que 90 por cento dos dados existentes foram produzidos nos últimos dois anos. Destes, cerca de 80 por cento estão em plataformas não estruturadas. Computadores como o Watson foram criados precisamente para tratar, analisar e interpretar estes dados.


Na sessão, Mike Rhodin, vice-presidente da IBM para área das soluções de software, anunciou mais duas novidades na área da gestão de conteúdos: o IBM Concert e o Projeto NEO. O primeiro, que tem a ver com a gestão e análise de dados, estará na cloud em dezembro. O segundo, que, segundo Rodhin, é a "próxima geração de sistemas de recolha de dados", terá uma versão beta em janeiro de 2014.


Hermínio Santos, em Las Vegas

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial