Fibra

Início > Empresas > Partilha de ficheiros é o grande risco das PMEs

Partilha de ficheiros é o grande risco das PMEs

segunda, 02 julho 2012 02:00

SymantecE quem o diz é a Symantec baseado no seu último inquérito “File Sharing Survey” dedicado às PMEs. De acordo com os resultados, à medida que a partilha online de ficheiros se torna mais comum como prática de negócio, as empresas de pequena e média dimensão enfrentam vulnerabilidades quanto à segurança e perda de dados.



Segundo o inquérito que incidiu sobre 1.325 mil decision-makers, há cada vez mais colaboradores de PMEs a adotar soluções online de partilha de ficheiros não geridas e de uso pessoal, sem qualquer permissão por parte do departamento de TI de cada empresa, o que gera uma onda de ameaças de segurança e potenciais perda de dados.

“71 por cento das pequenas empresas que sofrem um ciber-ataque que nunca recuperam – é fatal”, referiu Rowan Trollope, group president, SMB & cloud da Symantec. Acrescenta ainda que “com a adoção mais rápida das tecnologias cloud, como a partilha de ficheiros, as PMEs necessitam de realizar práticas seguras, especialmente quando utilizam uma solução que pode não ter sido construída para o seu negócio. Com os colaboradores a dotarem, cada vez mais, serviços de consumo doméstico cloud no trabalho, o risco para as PMEs apenas tende a crescer".

Perante a situação a Symantec recomenda às empresas que centralizem o armazenamento e gestão de ficheiros num sistema seguro baseado na web e acessível; implementem controlos de acesso e premissões para manter seguros os ficheiros privados e separados do conteúdo de trabalho; mantenham a supervisão de como e quando os ficheiros da empresa são partilhados e implementem ainda um sistema escalável que possa crescer simultaneamente com a empresa.

Fonte: YoungNetwork

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial