Fibra

Início > Telemóveis > Google disponibiliza Android N aos programadores

Google disponibiliza Android N aos programadores

quinta, 10 março 2016 00:00

A Google apresenta a primeira versão do Android N, o sucessor do Marshmallow. Ainda inacabado, o sistema operativo está agora disponível para programadores e criadores de software, para que estes possam trabalhá-lo.

Entre as novas funcionalidades destaca-se a divisão do ecrã, quando o utilizador tem várias aplicações abertas, e que já tinha sido avançada por Glen Murphy (diretor de Android e Chrome X) e Andrew Bowers (diretor de hardware de consumo) em dezembro, e ainda a resposta direta a notificações.

A opção de resposta a notificações já foi implementada no smartwatch Android Wear e no serviço de e-mail da Google, o Gmail. Sobre o lançamento prévio do Android N, Dave Burke, vice-presidente de Engenharia da Google, explica que o objetivo é obter feedback por parte dos programadores no que concerne a potenciais melhorias. Espera-se que a tecnológica apresente a versão final durante o evento anual I/O, em maio.

Outras novidades que estarão incluídas no Android N dizem respeito à melhoria do Doze, o serviço de eficiência energética e um melhor suporte à linguagem de programação Java 8, da Oracle.

O split-screen e a resposta a notificações já figuravam em dispositivos da Apple e da Samsung antes deste lançamento por parte da Google.

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial