RSS Facebook Twitter App Store
O Agregador das Comunicações Redes Sociais Mostra-me a tua foto no Facebook, dir-te-ei em que cultura vives
Mostra-me a tua foto no Facebook, dir-te-ei em que cultura vives PDF Versão para impressão
31 Maio 2012

facebook-tagging-photoA nossa cultura condiciona muito os nossos comportamentos e atitudes. Mas tal não acontece apenas no mundo offline mas também no mundo online. Por exemplo, a fotografia de perfil do Facebook pode dizer muito sobre o tipo de cultura em que vivemos.

 


Esta é a conclusão de um estudo publicado no International Journal of Psychology, que analisou as diferenças das opções entre ocidentais e orientais na escolha da fotografia de perfil na rede social. De acordo com o relatório, os utilizadores do Facebook de países ocidentais escolhem a foto focando-se mais no rosto do que os de países orientais, que têm uma cultura “coletivista e interdependente”.

“As conclusões vêm confirmar estudos anteriores sobre a influência dos fatores culturais nas preferências cognitivas, como o facto de os cidadãos dos países do oriente serem mais sensíveis à informação contextual do que os ocidentais”, lê-se no Sapo Tek.

Contudo, o estudo realça o facto de as diferenças culturais acerca da nossa autoapresentação poderem mudar consoante o lugar onde estejamos. “Há maior probabilidade de um cidadão de um país da Ásia Oriental que estude numa universidade norte-americana seguir as ‘preferências’ dos seus anfitriões e escolher fotos de close-up do rosto como imagem de perfil, em vez de seguir os padrões culturais herdados”, exemplifica o estudo, segundo revela o site português.

Fonte: Sapo Tek

 

Assina Fibra

Assinar Newsletter

Facebook

Edição Impressa

Fibra 26