Fibra

Início > Internet > YaCy, para concorrer com o Google?

YaCy, para concorrer com o Google?

terça, 29 novembro 2011 13:17

YaCyUm novo motor de busca, assente numa lógica peer to peer, prepara-se para disputar o mercado como gigantes como o Google, o Yahoo e o Bing.Trata-se do YaCy, criado com o apoio da Fundação Europeia de Software Livre.


Em vez de assentar num servidor central, baseia-se numa rede de pares independentes, utilizadores que fizeram download do software YaCy. O objectivo é impedir que haja uma entidade única a controlar os resultados, nomeadamente por que ordem aparecem na busca.

Citado pelo Computerworld.com, o líder do projecto, Michael Christen, explica a razão de ser do novo motor: “A maior arte do que fazemos na internet envolve busca. É um elo vital entre nós e a informação que procuramos. Para uma função tão essencial, não podemos depender de um pequeno número de grandes companhias e comprometer a nossa privacidade no processo”.

Por sua vez, a Fundação Europeia para o Software Livre justifica o apoio ao projecto com a preocupação de que os motores de busca dominantes controlem demasiado a informação a que os utilizadores da internet acedem online.

A rede YaCy agrega cerca de 600 pares. Os internautas podem juntar-se a este núcleo instalando o software nos seus computadores a partir do site search.yacy.net. O novo motor de busca é compatível com as plataformas GNU/Linux, Windows and MacOS.

Fonte: Computerworld

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial