Fibra

Início > Gadgets > Mais funcionalidades da Siri, iOS 10 e watchOS 3 entre as novidades da Apple

Mais funcionalidades da Siri, iOS 10 e watchOS 3 entre as novidades da Apple

terça, 14 junho 2016 16:55

A Apple prepara-se para lançar novos softwares no outono. Em destaque estão as novas funcionalidades da Siri para Apple TV, os sistemas operativos watchOS 3 (smartwatch), iOS 10 (iPhone e iPad) e macOS Sierra (Mac) e ainda a app Swift Playgrounds.

Eddy Cue, vice-presidente senior de Internet Software and Services, explica que "o futuro da TV está nas apps, e a integração da Siri na Apple TV mudou a forma como interagimos com a televisão". O serviço disponibiliza mais de 6 mil aplicações e 1.300 canais de vídeo, e a Siri consegue já pesquisar mais de 650 mil episódios de séries e filmes, através de comandos como "mostra-me filmes sobre basebol" ou "procura documentários acerca de carros", por exemplo.

No campo do Apple Watch, o watchOS 3 fornece melhorias comparativamente à versão anterior, nomeadamente a capacidade de abrir as apps favoritas de forma instantânea e novas funcionalidades de fitness e saúde. Exemplo disso é a aplicação Breathe, desenhada para encorajar os utilizadores a tirar um momento do dia para realizarem exercícios de respiração e relaxamento, ou a Activity, que visa a partilha, comparação e competição de atividades físicas. Terá igualmente novas faces, incluindo uma da personagem Minnie, da Disney. No que toca às mensagens o watchOS3 permitirá responder com stickers, mensagens manuais, efeitos e tinta invisível. Já o botão SOS, permitirá uma chamada rápida para os serviços de emergência através do iPhone ou via Wi-Fi.

Quanto ao iOS 10, o destaque vai para a atualização da app de mensagens, com respostas mais expressivas e animadas, como stickers e efeitos full-screen. Foram redesenhadas as aplicações Maps, Fotos, Apple Music e News, bem como a Home, que permite de forma simples e segura gerir os produtos automatizados em casa, num só dispositivo. Por sua vez, o macOS Sierra leva a Siri até ao desktop, para procurar informação, documentos e ajustar preferências de sistema, bem como o iCloud que torna todos os itens do desktop e documentos disponíveis no iPhone e iPad, para que o utilizador possa aceder aos mesmo em qualquer lugar. Também a Apple Pay já pode ser utilizada através do Mac.

Por fim, a Swift Playgrounds é uma app para iPad que procura tornar a aprendizagem de código mais divertida e fácil para novos programadores e estudantes, numa linguagem facilmente compreensível. Inclui aulas de programação da Apple nas quais os estudantes poderão aprender a escrever códigos para guiar personagens no ecrã, resolver puzzles, entre outras. A aplicação inclui ainda templates para encorajar os utilizadores a soltar a criatividade e criarem programas reais que podem ser partilhados com os amigos através do e-mail ou mensagens, ou até mesmo publicados na web.

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial