Fibra

Início > Entrevistas > Crescimento do opensource é inevitável

Crescimento do opensource é inevitável

quinta, 02 agosto 2012 11:39   António Bento, Novell Portugal

Novell Antonio BentoO crescimento do opensource, suportado por organizações idóneas, é inevitável, tal como o das soluções de segurança e compliance, devido à necessidade das organizações de reduzirem custos operacionais e diminuírem os riscos de fraude.

 

Esta é a visão do mercado de António Bento, que há cerca de ano e meio, assumiu a direção-geral da Novell Portugal. Em entrevista ao Fibra fala da estratégia da empresa:

Fibra | É diretor-geral da Novell Portugal há ano e meio. Que balanço faz?

António Bento | Este ano e meio teve algumas alterações profundas na estrutura da empresa com a aquisição da Novell pelo Grupo Attachmate. O grupo foi dividido em quatro business units para cada uma das marcas Attachmate, Novell, NetIQ e SUSE, e em Portugal fiquei responsável pelas três últimas, o que veio acrescentar a oferta já de si vasta, com o aumento das soluções tecnológicas. O esforço feito foi no sentido de dar aos nossos parceiros as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de oportunidades e capacidades técnicas, como o patrocínio de eventos direcionados a clientes e parceiros e formação gratuita para os seus recursos técnicos. 

Fibra | Uma das prioridades anunciadas aquando da sua nomeação foi o reforço das parcerias com o tecido empresarial português. Em que medida é importante para a estratégia da Novell?

AB | A Novell atua indiretamente no mercado, desenvolvendo a sua atividade sempre através dos nossos parceiros. No último ano firmámos mais algumas parcerias importantes e atuámos ativamente na formação dos nossos parceiros, proporcionando formação gratuita a clientes e parceiros, de Suse Linux, Identity Management, Security e Datacenter, e End User Management. É exclusivamente através destas parcerias que a Novell posiciona o seu negócio e os nossos parceiros devem ter níveis suficientes de certificação para poderem dar resposta aos projectos dos nossos clientes.

Fibra | Como é que a Novell se propõe criar valor para as empresas nacionais?

AB | Desde a aquisição pelo Grupo Attachmate que houve a divisão das soluções em quatro business units: Novell, para soluções de desktop e desktop management; Suse com sistemas operativos e ferramentas de gestão; NetIQ com soluções de segurança, gestão e compliance, acessos e identidades, e Attachmate na área de fraude management e emulação de terminais. Nestas quatro áreas as soluções têm um retorno de investimento muito rápido, seja no corte directo dos custos pela simples comparação custo versus funcionalidade, quer pelo grau de automatização que traz na organização, reduzindo os custos operacionais, pelo acréscimo de segurança, reduzindo drasticamente a fuga de informação e fraude e o alinhamento das organizações com os standards de compliance exigidos pelos principais reguladores.

Fibra | É possível a uma empresa como a Novell, que pertence a um grupo internacional, pensar e agir localmente?

AB | O nosso lema é “Large enough to deliver, small enough to care”. Efetivamente cada País tem a sua cultura e especificidade, a nossa presença em Portugal espelha essa necessidade do grupo de estar presente para potenciar as nossas soluções junto dos nossos parceiros, mas também para suportar os nossos atuais clientes.

Fibra | Qual a predominância das soluções Novell no mercado português das TI?

AB | A Novell tem soluções espalhadas por todos os sectores de atividade, desde a Banca, Operadores, Indústria, Distribuição. Nas PME, a Novell tem ajudado a reduzir drasticamente os custos, aumentando a competitividade, sem nunca descurar a inovação tecnológica.

Fibra | Com a crise económica, o binómio qualidade/custo é mais importante do que nunca. Qual a resposta da Novell a este nível?

AB | O Grupo Attchmate tem BUs como a Novell e a SUSE, que são dos principais contribuintes para algumas comunidades opensource, e estão envolvidos nos principais projetos. Mas não só contribuímos ativamente no desenvolvimento dessas plataformas junto da comunidade como damos o suporte necessário com assistência técnica 24h e desenvolvimento de patches, o que torna estas soluções opensource soluções com capacidade e qualidade para poderem ser utilizados em ambientes empresariais de elevada exigência. Juntando estas duas componentes, soluções opensource e soluções estruturadas de suporte à medida das necessidades dos nossos clientes, garantimos a melhor qualidade ao mais baixo custo.

Fibra | Quais os objetivos para 2012 face a 2011? É possível crescer?

AB | As contingências que hoje temos pela frente fazem repensar estratégias em todas as organizações. Neste sentido existe uma maior abertura do mercado para soluções inovadoras e que tragam qualidade e garantia de continuidade protegendo o investimento realizado. O opensource suportado por organizações idóneas e com maturidade no mercado apresenta-se claramente como uma alternativa e o crescimento desta área é inevitável. As soluções de segurança e compliance, pela necessidade cada vez maior das organizações reduzirem custos operacionais, e diminuírem os riscos de fraude e ataques de segurança internos ou externos, colocam-se como as áreas com maior capacidade de crescimento.

Fonte: Fibra

 

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial