Fibra

Início > Empresas > Google cria projeto de preservação linguística

Google cria projeto de preservação linguística

sexta, 22 junho 2012 02:00

 

google-search-technology-008Projeto Línguas em Risco – é este o nome da nova aposta da Google. Trata-se de um website baseado num modelo de crowdsource em que o objetivo passa por ajudar a preservar e reforçar as línguas em risco de desaparecimento.



Através deste website os cibernautas poderão entrar em contacto e partilharem informações sobre as mais de 7 mil línguas em risco de extinção à escala global. De Portugal faz parte o Mirandês, em que é possível adicionar conteúdos sobre a língua, assim como dá-la a conhecer à sociedade.

“Documentar mais de 7.000 línguas que estão em risco de desaparecerem é um importante passo na preservação da diversidade cultural, do conhecimento dos nossos antepassados e na transmissão do conhecimento aos mais jovens. A tecnologia pode reforçar estes esforços ao ajudar as pessoas a criarem registos de elevada qualidade dos seus antepassados  - habitualmente, os últimos falantes de uma língua - ligando as comunidades da diáspora através de media sociais e facilitando a aprendizagem da língua”, pode se ler em comunicado.

De momento, segundo a empresa, um grupo de colaboradores já começou a sua contribuição com conteúdos que vão desde manuscritos do século XVIII, a ferramentas educativas modernas como registos áudio e vídeo da língua e partilha de artigos.

Foi ainda adiantado que dentro de poucos meses, o projeto será entregado oficialmente ao First Peoples' Cultural Council (FPCC) e ao The Institute for Language Information and Technology (The LINGUIST List) da Eastern Michigan University. FPCC terá o papel de Advisory Committee Chair delineando a estratégia e liderando a extensão do projeto. O LINGUIST List tornar-se-á num corpo técnico e ambas as organizações irão trabalhar em coordenação com o Advisory Committee.

Ainda com o intuito de reunir esforços para a preservação e promoção da cultura on-line, o Google.org tem procurado disseminar este projeto. “Desafiamos, por isso, as organizações interessadas a juntarem-se a estes esforços. Ao reunir os esforços de vários entidades de todo o mundo esperamos poder dar um passo importante para lidar com o risco da extinção linguística. O futuro deste projeto será decidido por aqueles que são convidados a juntar-se a este esforço colaborativo para a preservação linguística. Esperamos que se junte a nós”, conclui a empresa no seu blogue oficial.

Fonte: DNE

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial