Fibra

Início > Empresas > IBM cria disco mais pequeno do mundo

IBM cria disco mais pequeno do mundo

sexta, 10 março 2017 14:49

A IBM anunciou a criação do disco mais pequeno do mundo utilizando um único átomo, onde conseguiu armazenar um bit de dados. A empresa avança que, atualmente, os discos rígidos utilizam cerca de 100.000 átomos para a mesma função.

A IBM refere que as futuras aplicações de nanoestruturas poderão armazenar mil vezes mais informação no mesmo espaço, possibilitando que os centros de dados, computadores e dispositivos pessoais fiquem mais pequenos e potentes.

"Os bits magnéticos estão no cerne dos discos, da memória e das fitas magnéticas da próxima geração", sublinha o investigador responsável pela nanociência dos laboratórios da IBM Research-Almaden, na Califórnia, Christopher Lutz. "Conduzimos este estudo para entender o que acontece quando se diminui a tecnologia ao limite mais extremo – a escala atómica", acrescenta.

Através de um microscópio inventado pela IBM, premiado com o Nobel da Física em 1986, os cientistas demonstraram que é possível armazenar um bit de informação no átomo usando a corrente elétrica, de forma a, eventualmente, produzir um armazenamento magnético mil vezes mais denso que os atuais discos e memórias solid state, segundo comunicado.

Ainda esta semana, a IBM anunciou que vai disponibilizar os primeiros computadores quânticos do mundo.

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial