Fibra

Início > Empresas > Ericsson e Altice Labs juntas no 5G

Ericsson e Altice Labs juntas no 5G

segunda, 20 fevereiro 2017 15:07

A Ericsson e a Altice Labs, o centro de inovação da Altice Group, assinaram um Memorando de Entendimento. O documento visa colocar as duas empresas centradas na análise e na compreensão dos cenários de utilização para o 5G.

As empresas pretendem assim, desenvolver projetos de investigação e desenvolvimento que envolvem testes de campo a tecnologias, produtos e serviços 5G. Um dos principais objetivos é a definição conjunta dos requisitos e dos cenários de implementação para sistemas wireless 5G, e das estruturas base 5G baseadas numa arquitetura de rede virtualizada.

Paralelamente, a Altice Labs lança o Future Lab, em Aveiro, um espaço aberto à comunidade para experimentação e prototipagem de novos conceitos, tecnologias e tendências. Posicionado como o "digital innovation lab" da Altice Labs, contará com mentores da empresa e de comunidades de makers para ajudar a apreender e a testar ideias com concretização em protótipos.

Para a PT Portugal as fortes parcerias marcam a diferença no atual mundo tecnológico e com esta associação de investigação ambiciona "estar sempre na linha da frente" nas ofertas de melhores soluções e produtos para os clientes.

"A PT já tem uma relação de longo prazo com a Ericsson. Juntos, e partilhando o mesmo compromisso, vamos definir as tendências e desenvolver soluções inovadoras", refere o Chief Executive Officer e presidente do Conselho de Administração da PT Portugal, Paulo Neves.

Já a Ericsson acredita que o acordo vai criar os alicerces para o desenvolvimento e aceleração conjunta de toda a viagem rumo ao 5G. "Com a disponibilização comercial desta tecnologia estimada para 2020, a investigação 5G da Ericsson vai focar-se cada vez mais na criação de colaborações com os operadores e parceiros da indústria, e na colocação de toda a investigação em prática com testes reais nas redes dos operadores, algo que nos vai permitir recolher informações muito importantes", explica o responsável máximo da Ericsson para a região Mediterrânica, Nunzio Mirtillo.

O arranque das subscrições da tecnologia 5G terá início em 2020, e as estimativas apontam para uma adesão mais rápida que aquela registada aquando do lançamento do 4G.

A parceria surge no momento em que a Altice Labs assinala o 1.º aniversário com reforço de "track record" de inovação e tradição de exportação de tecnologia de Portugal para o mundo, dentro e fora da Altice

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial