Fibra

Início > Empresas > Com esta companhia qualquer viagem é boa para surfar nas nuvens

Com esta companhia qualquer viagem é boa para surfar nas nuvens

quinta, 12 janeiro 2017 13:50

A Lufthansa e a Austrian Airlines vão possibilitar o acesso à internet em voos de pequeno e médio curso. Prevê-se que o lançamento do novo serviço aconteça durante o primeiro trimestre de 2017, com a hipótese de escolher entre três pacotes de utilização diferentes.

"É com satisfação que podemos agora oferecer internet de banda larga aos nossos passageiros em voos dentro da Europa, dando-lhes a possibilidade de uma experiência digital sem barreiras. Desde o lançamento do Lufthansa Flynet, tem sido o nosso objetivo oferecer aos nossos clientes valor acrescentado a bordo, sempre inovando - e tal inclui a nossa oferta de Internet", conta o membro do conselho diretivo da Deutsche Lufthansa AG e responsável pela gestão das placas giratórias, Harry Hohmeister.

Com a próxima fase de testes à porta, cinco aviões da Lufthansa e cinco da Austrian Airlines vão ser equipados para possibilitar que os passageiros acedam à internet de forma gratuita. Desta forma, pretende-se analisar o comportamento dos utilizadores e melhorar o serviço antes de ser lançado no mercado. O objetivo das companhias aéreas é proporcionar o envio de emails duma altitude de 10 000 metros, fazer compras online e a visualização de vídeos durante a viagem, com qualidade de banda larga.

Os passageiros terão a hipótese de escolher entre o FlyNet Message (3 euros), que permite o uso de serviços de mensagens (incluindo o email, WhatsApp ou iMessage), o FlyNet Surf (7 euros), que além de mensagens permite pesquisas online, e o FlyNet Stream (12 euros), que acrescenta a possibilidade de streaming. Os valores serão pagos por voo e pode-se usar o cartão de crédito ou outros serviços de pagamento como o Paypal.

A Lufthansa recebeu, no verão passado, o Certificado de Tipo Suplementar para a frota A320 da Airbus da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) concluindo com êxito todo o trabalho preparatório necessário para o investimento online. No primeiro trimestre de 2017, a companhia aérea espera ter 20 aviões equipados com acesso à internet e até meados de 2018 que já esteja toda a frota de A320.

Quanto aos trabalhos dos 31 aviões da Austrian Airlines devem terminar em abril de 2017.

Além destas duas companhias aéreas, também a Eurowings irá oferecer Internet a bordo dos seus aviões com lançamento previsto para o final do primeiro trimestre de 2017. A empresa espera que até ao verão tenha 69 aviões equipados.

O serviço de Internet da Lufthansa Airlines e do seu parceiro de tecnologia Inmarsat usa a "tecnologia mais recente de satélite por banda larga (Ka-band) e permite cobertura fiável e sem barreiras em voos de pequeno e médio curso através da rede Global Xpress (GX)". O parceiro da Inmarsat, Deutsche Telekom, será o fornecedor de serviços de internet para os passageiros da Lufthansa.

A Lufthansa Technik é responsável pela instalação dos sistemas e componentes, assim como toda a parte burocrática, enquanto que a Lufthansa Systems irá fornecer toda a infraestrutura técnica necessária para a ligação à Internet a bordo. Além disso, ambas estão a criar uma plataforma digital (BoardConnect) que permite o uso desde o entretenimento às vendas complementares.

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial