Fibra

Início > Empresas > Google apresenta dados e novas apps na I/O 2015

Google apresenta dados e novas apps na I/O 2015

sexta, 29 maio 2015 13:48

Termina hoje a conferência I/O da Google, onde a multinacional apresentou os dados do último ano da empresa e ainda novas aplicações e atualizações como o Android M, a Google Fotos e o projeto Brillo.

Em números, a Google divulgou que há mais de mil milhões de utilizadores Android em todo o mundo, mais de 4 mil dispositivos únicos com aquele sistema operativo, mais de 400 fabricantes e 500 operadores.

A companhia informou também que o sistema Android M sofreu alterações, tendo agora mais autonomia e um sistema de permissões mais simplificado, e introduziu o Android Play que permite fazer pagamentos com o smartphone sem abrir uma aplicação. Também o Google Now está a sofrer melhorias para tornar o sistema mais rápido.

Esta notícia é útil tanto para utilizadores como programadores, uma vez que a Google aproveitou a ocasião para apresentar o projeto Brillo, a nova plataforma que deriva do Android e permite a fabricantes e programadores criarem dispositivos conectados. Ainda neste setor, a multinacional tecnológica está a preparar um protocolo de comunicações (Weave) desenvolvido em parceria com o Nest, API para programadores e um programa de certificação para a interoperacionalidade das aplicações e dispositivos.

Na última edição da I/O, a Google apresentou o sistema de realidade virtual Cardboard, que conta já com mais de 50 apps e já expediu 1 milhão de exemplares. Mas há agora um novo serviço: o Google Expeditions, que permite realizar visitas virtuais à Lua e ao fundo dos oceanos.

Por fim, uma das novidades da Google para 2015 é a aplicação Google Fotos, que oferece backup e armazenamento gratuito e ilimitado para imagens e vídeos, e permite agora organização automática de fotos por nome ou local, pesquisa instantânea e criação de álbuns interativos. Está disponível para Android, iOS e versão Web.

fibra@briefing.pt

Vídeo

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial