Fibra

Início > Empresas > Endeavour parte na sua última missão com espectrómetro magnético "made in Portugal"

Endeavour parte na sua última missão com espectrómetro magnético "made in Portugal"

quarta, 20 abril 2011 10:31

endeavour_peqO vaivém Endeavour parte na sua última missão a 29 de abril, enviando para o Espaço um espectrómetro magnético com equipamento "made in Portugal", confirmou a NASA em comunicado citado pela agência AFP.

 

A confirmação da data foi feita na terça-feira numa reunião dos responsáveis pela missão, depois de avaliado o estado de preparação da tripulação, do vaivém e do seu sistema de lançamento.

O Endeavour será lançado às 19:47 (20:47, na hora de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida, para uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional. A bordo seguem seis astronautas.

Na produção do espectrómetro magnético Alpha 2 estiveram envolvidos 60 laboratórios de 16 países, incluindo Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Suíça, China e Taiwan.

A equipa portuguesa envolveu investigadores do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

O espectrómetro magnético, o primeiro que é lançado no Espaço, é um módulo experimental de física de partículas que tem como meta detetar raios cósmicos e desvendar os grandes mistérios do Universo, como a existência de antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível, que forma cerca de 25 por cento da massa do Cosmos.

ER.

Fonte: Lusa

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial