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Tecnologia das redes sociais adaptada para segurança rodoviária

quinta, 23 agosto 2012 12:12

Mercedes-Benz e as redes sociais automóveisAs redes sociais tornaram-se numa forma bem estabelecida de trocar informações rápida e facilmente, por isso, o projeto de investigação sim (safe inteligente mobility – test field Germany), liderado pela Daimler AG, decidiu fazer um teste de comunicação “car-to-X” (C2X). O objetivo é demonstrar como o conceito de redes sociais pode ser adaptado a fim de aumentar a segurança rodoviária e a eficiência automóvel.


“O teste consiste em 120 veículos que circularão pelas estradas da região de Reno-Meno até ao final do ano. Cada automóvel possui uma ligação de rede para os outros, bem como para a infraestrutura de tráfego, mantendo-se mutuamente informados sobre a atual situação do trânsito. Por exemplo, se a parte final de um engarrafamento na autoestrada A5 estiver escondida atrás do topo de uma colina, os veículos que se aproximam da área problemática podem ser alertados em tempo útil, permitindo que o condutor tome as medidas adequadas”, explica a organização.

O intuito dos sistemas C2X é contribuir para tornar o trânsito mais eficiente, logo mais ecológico, ao ajudar a controlar sistemas de semáforos de acordo com as necessidades, otimizando o fluxo de tráfego. Para além disso, o serviço pode fornecer várias funções convenientes, como percursos sugeridos para o parque de estacionamento mais próximo disponível.

O objetivo do recém-iniciado teste é verificar a adequação dos sistemas para utilização quotidiana em condições reais de tráfego.

"Estamos convencidos de que a comunicação C2X irá desempenhar um papel importante na mobilidade do futuro," afirma o líder do projeto sim, Christian Weiß, responsável pelos sistemas cooperativos na Daimler Research and Advance Development. "A comunicação C2X permite-nos detetar objetos e situações perigosas muito para além do ambiente imediato do veículo, o que constitui um passo significativo no sentido de uma condução sem acidentes."

O projeto sim resulta de uma colaboração entre fabricantes de automóveis alemães, fornecedores automóveis, empresas de comunicação, institutos de investigação e sector público.

Fonte: Daimler

 

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