Fibra

Início > Conteúdos > Pesquisa por Voz da Google disponível em português

Pesquisa por Voz da Google disponível em português

terça, 21 agosto 2012 00:00

google portugalO serviço de Pesquisa por Voz da Google aumentou o número de idiomas em que pode ser utilizado, para smartphones com sistema Android. Deste modo, cresce para 42 o número de línguas e dialetos em 46 países.


Bascos, búlgaros, catalães, portugueses, finlandeses, galegos, húngaros, islandeses, noruegueses, romenos, sérvios, eslovacos ou suecos podem agora, também, fazer uso deste serviço que torna uma pesquisa mais rápida.

“Cada novo idioma requer que seja necessário recolher centenas de milhares de declarações de voluntários, e, embora a Google esteja já a trabalhar no reconhecimento da voz há vários anos, adicionar estas novas línguas levou os engenheiros e cientistas a enfrentar desafios únicos”, explica a empresa. Enquanto em alguns idiomas, como o romeno, basta seguir regras de pronúncia previsíveis, para outros, como o sueco, foi necessário recrutar nativos para fornecer a pronúncia de milhares de palavras. Os cientistas da Google construíram um sistema de aprendizagem com base nesses dados de forma a prever como outras palavras suecas seriam pronunciadas.

Para utilizar o serviço de Pesquisa por Voz, basta possuir um telefone com sistema Android 2.2 ou posterior, e clicar no ícone do microfone no widget de pesquisa da Google que aparece no ecrã. Caso contrário, torna-se necessário instalar a aplicação Pesquisa por Voz do Google Play.

Fonte: Weber Shandwick D&E

 

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial