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IBM Research desenvolve app móvel para comércio

quinta, 05 julho 2012 06:00

IBMA IBM Research anunciou uma aplicação móvel de realidade aumentada para o comércio. Com ela será possível aos consumidores percorrerem as prateleiras de uma loja e receber informação personalizada dos produtos, dicas e vales promocionais.



A mecânica é simples: ao entrar num estabelecimento comercial, o consumidor descarrega a aplicação no smartphone ou tablet, regista-se e cria um perfil das funcionalidades que lhe interessam - desde ingredientes dos produtos que despoletem uma alergia, até se o involucro é biodegradável. Quando aponta a câmara de vídeo do dispositivo ao produto, a app reconhece, instantaneamente, o mesmo e, através da tecnologia de realidade aumentada, sobrepõe digitalmente detalhes às imagens: ingredientes, preço, opiniões e descontos que se aplicam nesse dia. “Se o consumidor permitir, a informação disponibilizada nas suas redes sociais poderá ser integrada com os dados que está a visualizar. Por exemplo, se um amigo fez um comentário sobre o produto, este ficará disponível”, explica fonte da IBM.

A aplicação está ainda a ser desenvolvida pela IBM Research, no laboratório em Haifa, Israel, e pretende resolver uma “lacuna fundamental entre os detalhes dos produtos que estão acessíveis em abundância na web mas aos quais os compradores não têm acesso na loja”, adianta.

Aos retalhistas, a app permite perceber melhor as preferências dos consumidores e colocar produtos relacionados noutros corredores. Os pontos de fidelização e os vales em formato digital tornam-se mais práticos para os compradores, libertando-os do incómodo de procurar os descontos. Para além disso, os comerciantes poderão ainda utilizar a aplicação para gerar afluências às lojas, conectando-se com os consumidores individuais e, desta forma, transformar o marketing num serviço atrativo e não intrusivo.

“Na era das redes sociais, as expetativas dos consumidores são altas e as pessoas querem informação e conselhos sobre os produtos que vão comprar”, refere Sima Nadler, responsável da área de retalho da IBM Research. “Ao unir a experiência de compras online e na loja, os marketeers podem colmatar as necessidades individuais dos consumidores e fazer com que regressem”, conclui.

Fonte: IBM

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