Fibra

Início > Conteúdos > Investigador do IST distinguido com Prémio Científico IBM

Investigador do IST distinguido com Prémio Científico IBM

quinta, 14 junho 2012 12:18

MRO investigador do Instituto Superior Técnico (IST) e estudante de doutoramento no programa conjunto entre esta instituição e a Carnegie Mellon University (CMU) André Martins é o vencedor do Prémio Científico IBM 2011. O galardão pretende distinguir o contributo de trabalhos de investigação para o desenvolvimento das Ciências da Computação e Tecnologias da Informação.



A investigação da área da Inteligência Artificial, intitulada “Turbo Parsers: Dependency Parsing by Approximate Variational Inference”, é a vencedora da 22ª edição do Prémio Científico IBM, recebendo André Martins um prémio de 15.000 euros pelo trabalho desenvolvido.

Este trabalho introduz uma nova abordagem na forma como fazer com que as máquinas possam aprender automaticamente através de dados. A linha de investigação do investigador enquadra-se na área da aprendizagem automática estatística, que oferece um tratamento formal e unificado para este tipo de questões.

“Este trabalho aborda o problema da análise sintática de texto em linguagem natural, usando métodos de inferência estatística. Trata-se de um problema relevante para aplicações como pesquisa textual, tradução automática e extração de informação”, sublinha o vencedor André Martins, que refere um exemplo: “Dada uma frase, pretende-se produzir a análise sintática mais provável. Para o efeito, propõe-se uma nova formulação, novos modelos e um novo algoritmo”.

“O Júri do Prémio Científico IBM 2011, reunido no dia 2 de junho, em Évora, decidiu atribuir o prémio ao trabalho ‘Turbo Parsers’ pela visão interdisciplinar, a completude da sua abordagem científica, a finalidade dos resultados obtidos e a extensão da sua aplicabilidade”, relevou
Carlos Salema, presidente do Júri do Prémio Científico IBM.

André Martins receberá o prémio numa cerimónia oficial que decorrerá em setembro, no Instituto Superior Técnico.


Fonte: IBM

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial