Fibra

Início > Conteúdos > Manuscritos do Mar Morto disponíveis online

Manuscritos do Mar Morto disponíveis online

quarta, 28 setembro 2011 10:44

manuscritosOs Manuscritos do Mar Morto, que incluem as mais antigas escrituras bíblicas, estão agora online. A digitalização dos escritos está a ser realizada através de uma parceria entre o Museu de Israel, onde estão grande parte dos manuscritos, e a Google.


Os textos estiveram preservados em cavernas nas margens do Mar Morto, até serem descobertos, em 1947, por um pastor. As explorações levadas a cabo depois da descoberta permitiram reunir perto de 900 textos. Entre outros tópicos, abordam visões críticas da vida e religião de Jerusalém, o surgimento da bíblia hebraica e o nascimento do cristianismo.

Já estão disponíveis online cinco manuscritos: Livro de Isaías, Livro das Regras da Comunidade, Comentário sobre [o profeta] Habakkuk, Livro do Templo e Livro da Guerra. As fotografias das escrituras, capturadas pelo fotógrafo Ardon Bar-Hama, têm uma resolução de 1.200 megapíxies, possibilitando a visualização de pormenores  invisíveis a olho nu.

“Temos o privilégio de guardar aqui no Santuário do Livro do Museu de Israel o mais completo e mais bem preservado conjunto de Manuscritos do Mar Morto jamais descoberto. Agora, através desta parceria com a Google, podemos levar estes tesouros à maior audiência pensável”, asseguram os responsáveis máximos do museu. O chefe do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Google Israel, Yossi Matias, acredita que “a Internet rompeu barreiras que havia entre as fontes de informação e as pessoas”.

Fonte: Google Blog/RTP

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial