"Decidimos arriscar com um jogo para a realidade virtual e estamos ansiosos por lançar VRockpara a PS4 e para o PlayStationVR. Obrigado a todos os que nos apoiaram e à PlayStation por acreditar em nós e por apoiar o crescimento da indústria dos videojogos em Portugal", afirmou o CEO e produtor no Game Studio 78, Rogério Ribeiro.
VRocké a proposta do Game Studio 78 para o sistema realidade virtual da PlayStation, o jogo permite que qualquer um se transforme numa estrela de rock e atue perante milhares de fãs.
Os criadores do jogo terão acesso a um espaço físico, em Lisboa, para trabalhar durante 10 meses, receber kits de desenvolvimento PS4, um prémio monetário no valor de 10.000 € e uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000 €. O videojogo será então publicado para a PS4 na PlayStationStore.
Dos 10 finalistas, os melhores estúdios foram conhecidos durante a cerimonia de entrega de prémios. Cinco estúdios subiram ao palco para receber os prémios das categorias secundárias: Hell Keeper, do estúdio Badaguedes, Melhor Arte; VRock, do Game Studio 78, Jogo Mais Inovador; Gateway, do SpellCaster Studios,Melhor Utilização das Plataformas PlayStation; An Aztec Tale, do estúdio Cake Collective,Melhor Jogo Infantil; Shutix, do Indot Game Studio,Imprensa.
Os Prémios PlayStation estão incluídos no programa PlayStationTalents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha, através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.
"Em Portugal, estamos a cumprir o objetivo de impulsionar a indústria em várias áreas. Além dos Prémios PlayStation, também arrancou em Portugal, em 2016, o programa PlayStation First. Esta iniciativa permite aos estudantes de videojogos criarem títulos para a PlayStation4, complementando assim a sua formação e abrindo portas para muitos estúdios", explicou um dos responsáveis do programa, Roberto Yeste, onde a ETIC e o Instituto Politécnico de Leiria estão inseridos.
A marca avança que o balanço da 2ª edição dos Prémios PlayStation foi positivo e que há um envolvimento crescente dos estúdios com a iniciativa. Em Espanha, o vencedor da edição dos Prémios PlayStation foi também um título de realidade virtual.
fibra@briefing.pt