Fibra

Início > Conteúdos > Google ensina crianças a programar

Google ensina crianças a programar

terça, 28 junho 2016 16:12

A Google apresenta o Project Blocks, uma iniciativa educativa que tem como finalidade ensinar às crianças os princípios básicos de programação e escrita de código. O programa já está a ser testado em algumas escolas dos EUA e poderá ser alargado a outros países.

A experiência é composta por três componentes: o Brain Board, os Base Boards e os Pucks. O Brain Board permite a interação com dispositivos WiFi e Bluetooth e trata-se de uma unidade de processamento baseada no Raspberry Pi Zero, garantindo o controlo e transmissão de energia às unidades conectadas.

Os Base Boards são unidades conectadas que permitem que as instruções sejam bem transmitidas. Já os Pucks são os blocos com os quais as crianças podem interagir diretamente e que têm a forma de interruptores, setas, botões, mostradores, entre outras. Estas peças podem ser programadas para determinadas funções como ligar ou desligar as criações, movimentar avatares e tocar música.

Também é possível gravar instruções de múltiplos Pucks num só. Dado que eles não têm componentes elétricas ativas, podem ser feitos a partir de materiais baratos, como uma folha de papel com tinta condutora.

fibra@briefing.pt

Vídeo

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial