Fibra

Início > Conteúdos > A Google quer as suas ideias mais tecnológicas

A Google quer as suas ideias mais tecnológicas

segunda, 01 junho 2015 00:00

A Google.org apresenta o desafio "Google Impact Challenge: Incapacidades". Um concurso onde serão recolhidas as melhores ideias tecnológicas, provenientes de entidades sem fins lucrativos, e cujo objetivo é aumentar a independência de pessoas com incapacidades físicas e psicológicas.

A ideia é de Laura Palmaro, gestora de programas na Google, que aos 14 anos ficou cega e adotou soluções tecnológicas, como a combinação de leitores de ecrã e software de ampliação, para recuperar a independência. Agora está a desenvolver produtos que ajudem outras pessoas com dificuldades.

A Google vai contribuir com 20 milhões de dólares para o Impact Challenge e já há duas entidades associadas ao projeto, a Enable community e a World Wide Hearing, que serão apoiadas com 600 mil e 500 mil dólares, respetivamente.

A Enable community faz a ligação entre pessoas que precisam de próteses e uma comunidade que recorre à tecnologia de impressão 3D, e se dedica ao design, impressão montagem e instalação das próteses gratuitamente. Já a World Wide Hearing está a desenvolver e testar um kit low-cost para diagnosticar a perda auditiva, utilizado a tecnologia dos smartphones.

Internamente, a Google tem uma equipa que está a monitorizar a acessibilidade das ferramentas e a dar formação às equipas de engenharia, para que incorporem princípios de acessibilidade aos produtos e serviços. A colher eletrónica Liftware, para ajudar pessoas com tremores intensos, e os carros sem condutor são algumas das apostas da multinacional.

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial