Fibra

Início > Conteúdos > Eles têm um modelo informático financiado pela Google

Eles têm um modelo informático financiado pela Google

segunda, 25 maio 2015 00:00

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um modelo informático, que permitirá a aplicação de novos sistemas de reconstrução 3D de ambientes urbanos. Um projeto que já chamou a atenção da Google e será financiado pela multinacional.

Carolina Raposo, João Barreto e Gabriel Falcão são as mentes responsáveis pelo projeto, que se iniciou em janeiro de 2014 e reúne dois grupos de investigação do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra.

Sobre a originalidade do modelo, os investigadores explicam que "este algoritmo tem por base a utilização de planos, não só para descrever a cena, mas também para calcular o movimento da câmara", o que faz com que "os modelos em 3D sejam gerados automaticamente e armazenados de forma muito compacta", para uma transmissão rápida. Além disso, trabalha com um número reduzido de imagens.

Serviços como o "Google Street View" dão uma perspetiva 3D das ruas, mas estão limitados ao ponto de vista do veículo que capturou as imagens. Com este novo sistema o utilizador poderá navegar livremente pelas ruas, reconstruídas em detalhe.

A Google selecionou a investigação da Universidade de Coimbra no âmbito de um concurso mundial de ideias, com taxas de aceitação na ordem dos 15%.

fibra@briefing.pt

Vídeo

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial