Fibra

Início > Conteúdos > Esta app vai confirmar (e desmentir) estereótipos

Esta app vai confirmar (e desmentir) estereótipos

segunda, 25 maio 2015 00:00

A Qlik, multinacional de analítica visual, lançou uma aplicação interativa. Chama-se "How European are You?" e combina dados recolhidos nos 28 países da União Europeia (UE), para perceber como vivem, trabalham e se divertem os europeus.

O objetivo da app é dar a conhecer as diferenças existentes entre os países e que semelhanças nos unem quando se fala da essência de ser europeu, confirmando ou desmentindo estereótipos associados às diversas nacionalidades.

Destas três secções só estão disponíveis para análise os dados de "como vivemos". As restantes categorias serão disponibilizadas nos próximos meses. Dentro da secção "como vivemos", foram analisados dados que vão desde a quantidade de dinheiro que gastam os europeus em aluguer até quais são as inclinações políticas ou o estado das relações sentimentais.

Segundo Pablo Calderón Martínez, professor de Estudos Europeus na Kings College de Londres que cooperou com a Qlik para desenvolver a aplicação, "este projeto pode ajudar os europeus a entenderem as suas diferenças e a compreender-se melhor", acrescentando que está "seguro de que os dados vão surpreender muitas pessoas, e estou realmente interessado em ver confirmado que os europeus partilham muitas características e preocupações".

Entre as principais conclusões destaca-se que 41% dos adultos da EU estão casados, o custo de vida no Reino Unido é apenas ligeiramente superior ao de Portugal ou que o cappuccino mais barato pode encontrar-se no nosso país, na Polónia e em Itália.

fibra@briefing.pt

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 fibra     Ficha Técnica      Estatuo Editorial